Oficina de Brinquedos

Sabrina da Silva Borba
Este projeto tem sua origem na disciplina de Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, buscando recuperar a ação de brincar através da construção de brinquedos. Têm como objetivos observar de que maneira a construção de brinquedos pode auxiliar na forma de recuperar a ação de brincar, uma vez que as próprias crianças dão vida ao brinquedo imaginado. Também, tem a finalidade de observar as relações de aprendizagem e analisar o desenvolvimento da criatividade da criança no processo de construção do seu próprio brinquedo, utilizando materiais diversos.
O projeto Oficina de Brinquedos envolve crianças que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico da Educação Básica I Profª Sônia Bauer, localizado no bairro Ipiranga, no município de Imbé, no período de 05 a 09 de Outubro de 2009, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
Expor objetivos do CAPEB, dados da estrutura física, recursos disponíveis, como são ofertadas as, como são organizados os grupos de crianças (número aproximado que crianças Atendidas) e quem os “professores” que atuam no CAPEB.
O brinquedo é a peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e da coordenação motora da criança. Caracterizado como produto artesanal (como podemos definir produto artesanal), o brinquedo age de forma interativa no mundo de fantasias da criança, aproximando-a da realidade social em que vive, desenvolvendo experiências internas e externas ao seu mundo, promovendo melhores resultados na aprendizagem.
O universo infantil está sempre presente em cada um de nós. As experiências na infância deixam profundas marcas em nossa vida, mesmo sem sabermos disso, as trazemos nos costumes, gestos e falas. Através do brinquedo fazemos uma integração com nossas experiências vividas.

Cultura Gaúcha

Heloiza Ferreira de Oliveira

O ser humano tem necessidades de dominar as representações, sejam elas como imagens, símbolos ou significados. A cultura é composta por estes elementos, entretanto esta é muito conhecida, porém pouco compreendida, sendo que poucos percebem seus detalhes e sua riqueza. “Sabemos que a cultura é produzida nas mais diferentes instâncias da vida social, mas a escola por seu caráter de obrigatoriedade desempenha, em relação à disseminação da cultura, um papel fundamental.” ( KRAMER; Leite – 1998, p. 07) Acredito que a continuidade da cultura acontece mais facilmente no momento em que ela é vivida e conhecida desde criança. Mostrar e vivenciar a tradição gaúcha através do lúdico, do brincar e do construir constitui objetivos deste trabalho.
A cultura ultrapassa obstáculos, principalmente a do nosso estado, pois esta é influenciada por outras culturas. Por isso, é fundamental desenvolver ações sobre os valores, como a etnia, no qual tem maior destaque na nossa região, sendo esta cultura construída por outras mais, como a alemã, indígena, negra, etc.
Quanto a cultura tradicionalista, devemos lembrar que não deve ser cultivada apenas e unicamente em espaços tradicionalistas, mas em lugares e espaços variados.
Tendo em vista estas questões pretendo na proposta de Estágio em Espaço não Escolar desenvolver atividades de conhecimento cultural através do lúdico, do brincar, conservando e valorizando de forma diversificada a cultura do Rio Grande do Sul junto Casa de Cultura do município de Palmares do Sul, pois a temática do projeto está baseada na cultura gaúcha, vivenciada neste espaço, através de exposições de objetos antigos, história de família que colonizaram esta região.
A Casa de Cultura tem a preocupação de explorar o ambiente, através da participação da comunidade, onde contribuem com doações, e participação das atividades propostas pela casa. Apesar de poucos recursos, o resgate e a valorização da cultura regional esta presente através das crianças, que são o futuro do nosso município e do país.
Na faixa etária de 2 a 10 anos trabalhar com este tema é gratificante, pois a cultura é mais vivenciada, pois a curiosidade faz com que estes, questionem, interagem mais, contribuindo com a construção dos conceitos de cultura.
Por se tratar de um tema amplo e de um trabalho que envolve um espaço cultural, pretendo por meio da temática “Cultura gaúcha”, trabalhar com crianças na faixa etária de 2 a 10 anos, oriundas das escolas do município, priorizando a imaginação, o relato de histórias antigas, a construção de brinquedos e as brincadeiras que nossos avós brincavam usufruindo dos ambientes que a casa disponibiliza como a biblioteca, a sala de exposição e o laboratório de informática.

Semente Literária


Driele Gomes Chistóvão
Paula Fernanda dos Santos Munari


Ser um cidadão consciente não implica apenas em saber quais são seus direitos, mas também ter clara a importância de realizar seus deveres. Como sabemos o mundo mágico da literatura infantil encanta a todos nós, crianças, jovens e adultos, porém muitas pessoas não têm acesso a uma leitura de qualidade, ou até mesmo não tem a oportunidade de ter contato com diversos gêneros literários e conhecer assuntos e histórias novas.
Levar a alegria, despertar o imaginário e a fantasia, são objetivos comuns, pois sabemos a importância e a repercussão que esses têm quanto ao desenvolvimento cognitivo e do hábito de ler em nossas crianças e jovens. Já que é muito importante para a formação da criança. Escutá-las é o início da formação de um leitor. Ver e ouvir histórias não são apenas um lazer, um passatempo é também um recurso valioso e agradável para a predisposição a aprendizagem e para sua complementação. Por isso temos o dever de proporcionar as crianças momentos prazerosos de leitura e de envolvimento com este mundo mágico e fantástico da literatura infantil.
Na procura de uma instituição que acolhesse nossa proposta Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Osório para oferecer atividades itinerantes de Literatura Infantil para crianças na faixa etária entre três a seis anos com o objetivo de promover e incentivar o gosto pela leitura por meio de momentos prazerosos junto às crianças de sete escolas municipais de educação infantil e quatro escolas de Ensino Fundamental da cidade de Osório. As escolas observadas possuem um ambiente harmonioso, aconchegante e alfabetizador, com painéis de números, letras entre outros expostos na sala. As escolas possuem pracinhas, salas de aula, refeitórios e bibliotecas (em algumas escolas, estas são usadas também como salas de aula). As escolas propiciam aos alunos, uma vez por semana este momento de imaginação e criatividade com uma professora especifica para as atividades da hora do conto.


Nas salas de aulasentimos a necessidade de livros e/ou outros portadores de textos para as crianças manipularem e ter um contato maior com a leitura e escrita. As escolas da rede municipal de Osório atendem hoje cerca de 30 a 200 crianças, com idade entre sete meses a sete anos, as escolas concentram-se próximas ao centro da cidade, sendo somente 4 escolas envolvidas que ficam mais afastadas, localizando no bairro de Aguapés e Laranjeiras. Nossa proposta privilegia a contação de histórias com diferentes recursos como fantoches, gravuras de livros, músicas, vídeos, entre outros, pois segundo Cunha (1999, p.41) “devem-se criar espaços diferenciados e convidativos há descobertas”.

Jogando com os sons e brincando com a música

Daniela de Castro Domingues

A música está muito presente na vida de todos nós. É praticamente impossível passar um dia sem ter algum tipo de contato com ela. Ouvimos música no carro, em casa, nas lojas, nos supermercados, nos consultórios, shows e etc. Hoje se percebe uma ausência do trabalho da música na maioria das escolas.
O Estágio Supervisionado em Espaço Não- Escolar realizado em uma Escola de Balé, propõe explorar a música presente na expressão corporal, apresentando um conjunto de atividades elaboradas com o objetivo de trabalhar criativamente com a musicalidade infantil através da Oficina Jogando com os Sons e Brincando com a Música.
A Escola de Ballet Tânia Peres funciona em Tramandai há 17 anos.

As atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Espaço Não- Escolar tem o objetivo de desenvolver um programa sócio-educativo para crianças de todas as idades, inclusive com a presença de alguns pais, de resgate musical como elemento de desenvolvimento pessoal de transformação social, pois a música tem sua importância no processo educativo e transformador .
A música é um elemento transformador, promotor da psicomotricidade, do conhecimento, da estética, da auto-estima. E o trabalho da educação musical concorre para o desenvolvimento de diferentes componentes do processo de aprendizagem, na medida em que favorece a concentração, a disciplina, a criatividade e o equilíbrio físico e emocional, com a finalidade de estimular a promoção do potencial do individuo.
A Oficina Jogando com os Sons e Brincando com a música, constitui de cinco encontros com dois grupos diferentes, envolvendo os participantes numa viagem ao mundo encantado da música. Cada grupo de 15 participantes são convidados a brincar com os jogos musicais, construir instrumentos de sucata, trabalhar com os ritmos, a expressão corporal e representar cantando na tentativa de provocar um novo olhar sobre a música e o quanto ela pode transformar os sujeitos.





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