Inclusão Possível
Kátya Assis da Silva*
Uma das formas de superação das desigualdades, nos dias de hoje, é o conhecimento. Não é mais possível a promoção de políticas de Inclusão sem o conhecimento das tecnologias existentes.
Desta forma, o compartilhamento de informações, torna-se uma tarefa de fundamental importância. A igualdade de oportunidades passa, necessariamente, pela tomada de consciência dos direitos e necessidades de cada cidadão, bem como da colaboração que cada um é capaz de oferecer, reduzindo assim, as diversas formas de desigualdades.
O atendimento pedagógico da criança ou adolescente, portadores de necessidades especiais de aprendizagem, requer uma estrutura muita bem preparada. Embora sempre dentro de um grupo, seu atendimento necessita atenção individualizada. A programação de suas atividades não pode restringir-se a objetivos voltados para conteúdos programáticos escolares, mas deve estar inicialmente voltada para a melhoria da qualidade de vida da criança, através de sua integração na família e na sociedade.
A seleção e a preparação das pessoas envolvidas neste trabalho são fundamentais, porque a aplicação de qualquer método ou recurso pedagógico irá depender de qualidades pessoais do educador para que se alcance bons resultados.
. Acredito no amor pela profissão quando pessoas capacitadas se dedicam à superação de obstáculos, a desacomodação, e principalmente à solidariedade pelo próximo, pois, é verdade que todas as crianças, jovens e adultos com necessidades especiais de aprendizagem são capazes, podendo levar uma vida normal.
Os princípios da inclusão se apóiam na aceitação desses educandos, e em oportunidades que lhe são oferecidas para o seu desenvolvimento integral, permitindo o exercício da cidadania – uma conquista construída pela educação, participação e emancipação.
A Escola, o Educador, precisa saber lidar com esta infância tão diferente. É uma caminhada a ser percorrida pela Escola e os que dela fazem parte para garantir uma proposta de um ensino de qualidade e UMA ESCOLA PARA TODOS.
*Acadêmica do Curso de Pedagogia -Facos
Desta forma, o compartilhamento de informações, torna-se uma tarefa de fundamental importância. A igualdade de oportunidades passa, necessariamente, pela tomada de consciência dos direitos e necessidades de cada cidadão, bem como da colaboração que cada um é capaz de oferecer, reduzindo assim, as diversas formas de desigualdades.
O atendimento pedagógico da criança ou adolescente, portadores de necessidades especiais de aprendizagem, requer uma estrutura muita bem preparada. Embora sempre dentro de um grupo, seu atendimento necessita atenção individualizada. A programação de suas atividades não pode restringir-se a objetivos voltados para conteúdos programáticos escolares, mas deve estar inicialmente voltada para a melhoria da qualidade de vida da criança, através de sua integração na família e na sociedade.
A seleção e a preparação das pessoas envolvidas neste trabalho são fundamentais, porque a aplicação de qualquer método ou recurso pedagógico irá depender de qualidades pessoais do educador para que se alcance bons resultados.
. Acredito no amor pela profissão quando pessoas capacitadas se dedicam à superação de obstáculos, a desacomodação, e principalmente à solidariedade pelo próximo, pois, é verdade que todas as crianças, jovens e adultos com necessidades especiais de aprendizagem são capazes, podendo levar uma vida normal.
Os princípios da inclusão se apóiam na aceitação desses educandos, e em oportunidades que lhe são oferecidas para o seu desenvolvimento integral, permitindo o exercício da cidadania – uma conquista construída pela educação, participação e emancipação.
A Escola, o Educador, precisa saber lidar com esta infância tão diferente. É uma caminhada a ser percorrida pela Escola e os que dela fazem parte para garantir uma proposta de um ensino de qualidade e UMA ESCOLA PARA TODOS.
*Acadêmica do Curso de Pedagogia -Facos
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