Jogando no Supermercado Nacional

Comecei meu trabalho de monitoria junto com meu estágio do 7º semestre no Supermercado Nacional.
Na minha atividade eu abordava as crianças e as convidava para brincar, quando elas decidiam pelo jogo eu propunha o jogo das palavras que eu mesma fiz.Como estávamos em Supermercado dávamos uma volta para ver os produtos que estavam expostos e, voltando para nosso espaço, elas escreviam as palavras.Também,escreviam o que para elas significavam e logo após tinham que escrever uma frase.
Teve criança que escrevia textos que já tinha escrito na escola. Muitos bem legais,com muita imaginação e invenção de fatos relacionados ao aprendizado de casa, pois chegam na escola com base que tiveram em casa. Para Ferreiro, (2002,p.23): "Essas que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar-se muito antes, através do possibilidade de entrar em contato de interagir com a língua escrita." Tudo que a criança aprende fora da escola não deve ser esquecido e sim agregado a educação que está tendo na escola formando um indivíduo só.
Durante a monitoria uma criança escreveu "LEITE CONDENSADO", no início achei estranho porque é uma palavra grande que não é muito comum e perguntei o que ela ia fazer com leite condensado? Ela me disse "NEGRINHO", achei que ela não iria conseguir escrever mas consegui e escreveu bem direitinho.
Depois ele me disse que já tinha perguntado para a professora da escola e escreveu um receita de brigadeiro .
" Por isso, antes de discutir o que e que os professores podem e devem ensinar, parece-nos importante saber quais as idéias e os conhecimentos das crianças e quais expectativas podemos ter para proporcionar,depois,situações de ensino-aprendizagem".(Teberoski,ano, p.15)
O professor deve ser poderado ao ponto de entender a forma que a criança "pede" para ser ensinada ajustando seu conteúdo a isto assim obtendo uma aprendizagem significativa.
Acabado a monitoria eles pediram para levar os trabalhos para casa e ficaram muito felizes com a novidade no super.Gotei muito da atividade e foi construtiva. O maior prazer foi ver os rostinhos das crianças satisfeitas por terem gostado da atividade.

Um comentário:

múltiplos... disse...

Podes aprofundar estas questões sobre a escrita numa turma regular e registrar aqui... aplie as leituras sobre a temática. Abraços!!!

x