O PATO

Realizei o Plano de Monitoria na Escola Municipal de educação Infantil Rainha do Mar, no Balneário Rainha do Mar, município de Xangri-Lá. Com o Pré B do turno da tarde, no período de quatro dias (22/05, 28/05 a 30/05) com o total de 16 horas com o o foco na alfabetização, pois segundo afirma Jaqueline Moll (1996): “... a alfabetização é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, nas leituras que o sujeito faz do mundo que o rodeia, através das diferentes formas de interação que estabelece”.
Para realização da minha intervenção nesta turma resolvi contar a Estória do Patinho Feio e trabalhar a partir dela os animais, a diferença, o respeito, o preconceito, em fim, viajar na imaginação com as crianças.
Mas esta contação de Estória seria diferenciada, ela ocorreria em três momentos: o primeiro era para sensibiliza-los, então, preparei um álbum seriado com lindas ilustrações e fui contando com a ajuda deles, no segundo momento eu ensinei a canção: Lá vem o pato... Eles adoraram. Finalizamos com um desenho sobre a Estória para fins de registro tendo em vista a elaboração da síntese do conhecimento.
A criança que convive com a escrita e que encontra desenhos por toda a parte vai querer escrever e ou desenhar. Cabe ao professor criar, na sala de aula, um clima favorável à eclosão e ao desenvolvimento da escrita e do desenho infantil(FERREIRO,2000. p.133)
Está foi uma maneira gostosa de construir conhecimentos com as crianças desta turma, pois como fala Feil (1985 p.13) a escola deixa de explorar outros instrumentos valiosos de expressão e comunicação. Entre eles o desenho, pois esse obedece aos desejos naturais das crianças em captarem a realidade e expressarem-se sobre elas.
Esta faixa etária das crianças do Pré que eu trabalhei é caracteriza por Feil(1985,p.67) como pensamento mágico, a criança não faz discriminações entre a realidade e sua fantasia.
Eu adorei os desenhos porque cada um tem o seu significado. O aluno A desenhou toda a família do patinho feio, incluindo a avó e o avô, o feio aparece sempre circulado e os outros não!
A criança passa por estágios bastante definidos. Dos traços desordenados até representação de cenas, ela vai evoluindo harmonicamente na sua percepção, linguagem, compreensão, relação...(FEIL 1985p91)
Percebi que este aluno tem dificuldades na fala, porém escreve seu nome corretamente e conhece várias letras, é uma criança brincalhona, amiga e espontânea.
A aluna B é muito delicada perfeita nos seus trabalhos, tanto que foi a única a desenhar o chapéu da Dona Pata. É quietinha, muito comportada, quando eu pedi que eles escrevessem o nome no desenho, ela largou o lápis e escreveu de caneta o seu nome, depois voltou a pintar.
A aluna C foi a única que desenhou os animais que riam do patinho, achei muito interessante. Ótima aluna cuida dos seus materiais, tem muitas amizades na sala.
Durante esta prática todos atenderam muito bem as minhas expectativas, me ouviram, comentaram e fizeram muitas perguntas.
Referências:
FEIL ???
FERREIRO,Emilia. Cultura escrita e educação; conversas; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre; Artmed, 2001.
MOLL, Jaqueline. Alfabetizacao possivel; reinventando o ensinar o aprender. Porto Alegre; Mediaçao, 1996.

Um comentário:

múltiplos... disse...

Acredito que podes ampliar este estudo incluindo novas leituras e intervenções em outras turmas de Educação Infantil. Observe, monitore, escreva sobre as reações e aprendizagens das crianças. Abraços!!!

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