Cultura Gaúcha

Heloiza Ferreira de Oliveira

O ser humano tem necessidades de dominar as representações, sejam elas como imagens, símbolos ou significados. A cultura é composta por estes elementos, entretanto esta é muito conhecida, porém pouco compreendida, sendo que poucos percebem seus detalhes e sua riqueza. “Sabemos que a cultura é produzida nas mais diferentes instâncias da vida social, mas a escola por seu caráter de obrigatoriedade desempenha, em relação à disseminação da cultura, um papel fundamental.” ( KRAMER; Leite – 1998, p. 07) Acredito que a continuidade da cultura acontece mais facilmente no momento em que ela é vivida e conhecida desde criança. Mostrar e vivenciar a tradição gaúcha através do lúdico, do brincar e do construir constitui objetivos deste trabalho.
A cultura ultrapassa obstáculos, principalmente a do nosso estado, pois esta é influenciada por outras culturas. Por isso, é fundamental desenvolver ações sobre os valores, como a etnia, no qual tem maior destaque na nossa região, sendo esta cultura construída por outras mais, como a alemã, indígena, negra, etc.
Quanto a cultura tradicionalista, devemos lembrar que não deve ser cultivada apenas e unicamente em espaços tradicionalistas, mas em lugares e espaços variados.
Tendo em vista estas questões pretendo na proposta de Estágio em Espaço não Escolar desenvolver atividades de conhecimento cultural através do lúdico, do brincar, conservando e valorizando de forma diversificada a cultura do Rio Grande do Sul junto Casa de Cultura do município de Palmares do Sul, pois a temática do projeto está baseada na cultura gaúcha, vivenciada neste espaço, através de exposições de objetos antigos, história de família que colonizaram esta região.
A Casa de Cultura tem a preocupação de explorar o ambiente, através da participação da comunidade, onde contribuem com doações, e participação das atividades propostas pela casa. Apesar de poucos recursos, o resgate e a valorização da cultura regional esta presente através das crianças, que são o futuro do nosso município e do país.
Na faixa etária de 2 a 10 anos trabalhar com este tema é gratificante, pois a cultura é mais vivenciada, pois a curiosidade faz com que estes, questionem, interagem mais, contribuindo com a construção dos conceitos de cultura.
Por se tratar de um tema amplo e de um trabalho que envolve um espaço cultural, pretendo por meio da temática “Cultura gaúcha”, trabalhar com crianças na faixa etária de 2 a 10 anos, oriundas das escolas do município, priorizando a imaginação, o relato de histórias antigas, a construção de brinquedos e as brincadeiras que nossos avós brincavam usufruindo dos ambientes que a casa disponibiliza como a biblioteca, a sala de exposição e o laboratório de informática.

Nenhum comentário:

x