Oficina de Brinquedos

Sabrina da Silva Borba
Este projeto tem sua origem na disciplina de Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, buscando recuperar a ação de brincar através da construção de brinquedos. Têm como objetivos observar de que maneira a construção de brinquedos pode auxiliar na forma de recuperar a ação de brincar, uma vez que as próprias crianças dão vida ao brinquedo imaginado. Também, tem a finalidade de observar as relações de aprendizagem e analisar o desenvolvimento da criatividade da criança no processo de construção do seu próprio brinquedo, utilizando materiais diversos.
O projeto Oficina de Brinquedos envolve crianças que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico da Educação Básica I Profª Sônia Bauer, localizado no bairro Ipiranga, no município de Imbé, no período de 05 a 09 de Outubro de 2009, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
Expor objetivos do CAPEB, dados da estrutura física, recursos disponíveis, como são ofertadas as, como são organizados os grupos de crianças (número aproximado que crianças Atendidas) e quem os “professores” que atuam no CAPEB.
O brinquedo é a peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e da coordenação motora da criança. Caracterizado como produto artesanal (como podemos definir produto artesanal), o brinquedo age de forma interativa no mundo de fantasias da criança, aproximando-a da realidade social em que vive, desenvolvendo experiências internas e externas ao seu mundo, promovendo melhores resultados na aprendizagem.
O universo infantil está sempre presente em cada um de nós. As experiências na infância deixam profundas marcas em nossa vida, mesmo sem sabermos disso, as trazemos nos costumes, gestos e falas. Através do brinquedo fazemos uma integração com nossas experiências vividas.

Nenhum comentário:

x