Semente Literária
Ser um cidadão consciente não implica apenas em saber quais são seus direitos, mas também ter clara a importância de realizar seus deveres. Como sabemos o mundo mágico da literatura infantil encanta a todos nós, crianças, jovens e adultos, porém muitas pessoas não têm acesso a uma leitura de qualidade, ou até mesmo não tem a oportunidade de ter contato com diversos gêneros literários e conhecer assuntos e histórias novas.
Levar a alegria, despertar o imaginário e a fantasia, são objetivos comuns, pois sabemos a importância e a repercussão que esses têm quanto ao desenvolvimento cognitivo e do hábito de ler em nossas crianças e jovens. Já que é muito importante para a formação da criança. Escutá-las é o início da formação de um leitor. Ver e ouvir histórias não são apenas um lazer, um passatempo é também um recurso valioso e agradável para a predisposição a aprendizagem e para sua complementação. Por isso temos o dever de proporcionar as crianças momentos prazerosos de leitura e de envolvimento com este mundo mágico e fantástico da literatura infantil.
Na procura de uma instituição que acolhesse nossa proposta Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Osório para oferecer atividades itinerantes de Literatura Infantil para crianças na faixa etária entre três a seis anos com o objetivo de promover e incentivar o gosto pela leitura por meio de momentos prazerosos junto às crianças de sete escolas municipais de educação infantil e quatro escolas de Ensino Fundamental da cidade de Osório. As escolas observadas possuem um ambiente harmonioso, aconchegante e alfabetizador, com painéis de números, letras entre outros expostos na sala. As escolas possuem pracinhas, salas de aula, refeitórios e bibliotecas (em algumas escolas, estas são usadas também como salas de aula). As escolas propiciam aos alunos, uma vez por semana este momento de imaginação e criatividade com uma professora especifica para as atividades da hora do conto.
Levar a alegria, despertar o imaginário e a fantasia, são objetivos comuns, pois sabemos a importância e a repercussão que esses têm quanto ao desenvolvimento cognitivo e do hábito de ler em nossas crianças e jovens. Já que é muito importante para a formação da criança. Escutá-las é o início da formação de um leitor. Ver e ouvir histórias não são apenas um lazer, um passatempo é também um recurso valioso e agradável para a predisposição a aprendizagem e para sua complementação. Por isso temos o dever de proporcionar as crianças momentos prazerosos de leitura e de envolvimento com este mundo mágico e fantástico da literatura infantil.
Na procura de uma instituição que acolhesse nossa proposta Estágio Supervisionado em Espaço não Escolar, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Osório para oferecer atividades itinerantes de Literatura Infantil para crianças na faixa etária entre três a seis anos com o objetivo de promover e incentivar o gosto pela leitura por meio de momentos prazerosos junto às crianças de sete escolas municipais de educação infantil e quatro escolas de Ensino Fundamental da cidade de Osório. As escolas observadas possuem um ambiente harmonioso, aconchegante e alfabetizador, com painéis de números, letras entre outros expostos na sala. As escolas possuem pracinhas, salas de aula, refeitórios e bibliotecas (em algumas escolas, estas são usadas também como salas de aula). As escolas propiciam aos alunos, uma vez por semana este momento de imaginação e criatividade com uma professora especifica para as atividades da hora do conto.
Nas salas de aulasentimos a necessidade de livros e/ou outros portadores de textos para as crianças manipularem e ter um contato maior com a leitura e escrita. As escolas da rede municipal de Osório atendem hoje cerca de 30 a 200 crianças, com idade entre sete meses a sete anos, as escolas concentram-se próximas ao centro da cidade, sendo somente 4 escolas envolvidas que ficam mais afastadas, localizando no bairro de Aguapés e Laranjeiras. Nossa proposta privilegia a contação de histórias com diferentes recursos como fantoches, gravuras de livros, músicas, vídeos, entre outros, pois segundo Cunha (1999, p.41) “devem-se criar espaços diferenciados e convidativos há descobertas”.
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