Jogando com os sons e brincando com a música

Daniela de Castro Domingues

A música está muito presente na vida de todos nós. É praticamente impossível passar um dia sem ter algum tipo de contato com ela. Ouvimos música no carro, em casa, nas lojas, nos supermercados, nos consultórios, shows e etc. Hoje se percebe uma ausência do trabalho da música na maioria das escolas.
O Estágio Supervisionado em Espaço Não- Escolar realizado em uma Escola de Balé, propõe explorar a música presente na expressão corporal, apresentando um conjunto de atividades elaboradas com o objetivo de trabalhar criativamente com a musicalidade infantil através da Oficina Jogando com os Sons e Brincando com a Música.
A Escola de Ballet Tânia Peres funciona em Tramandai há 17 anos.

As atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Espaço Não- Escolar tem o objetivo de desenvolver um programa sócio-educativo para crianças de todas as idades, inclusive com a presença de alguns pais, de resgate musical como elemento de desenvolvimento pessoal de transformação social, pois a música tem sua importância no processo educativo e transformador .
A música é um elemento transformador, promotor da psicomotricidade, do conhecimento, da estética, da auto-estima. E o trabalho da educação musical concorre para o desenvolvimento de diferentes componentes do processo de aprendizagem, na medida em que favorece a concentração, a disciplina, a criatividade e o equilíbrio físico e emocional, com a finalidade de estimular a promoção do potencial do individuo.
A Oficina Jogando com os Sons e Brincando com a música, constitui de cinco encontros com dois grupos diferentes, envolvendo os participantes numa viagem ao mundo encantado da música. Cada grupo de 15 participantes são convidados a brincar com os jogos musicais, construir instrumentos de sucata, trabalhar com os ritmos, a expressão corporal e representar cantando na tentativa de provocar um novo olhar sobre a música e o quanto ela pode transformar os sujeitos.





Nenhum comentário:

x