Como avaliar?

Sou professora de uma segunda série, numa escola municipal, é uma turma de 23 alunos com diferenças de idade e conhecimentos (vivências e oportunidades diferentes), e estou sentindo uma dificuldade enorme em avaliar essas crianças, pois a escola exige o registro da avaliação e sei que uma criança é capaz de mostrar que sabe de várias maneiras e as vezes determinadas crianças só em ouvir falar em prova já ficam nervosas e naquele momento o que sabe pode não conseguir demonstrar, como diz Rosita:
"Avaliar para transformar e não mais para rotular".
Gostaria que tivesse uma forma mais simples e eficiente de avaliar que não tivessemos que atribuir nota para o aluno, será que um dia isso vai mudar? Eu espero que sim, só que sei que cada professor pode tentar fazer diferente pra não esperarmos pelos outros, tomar a frente , não é fácil porque temos que dar conta da burocracia na escola, mas não podemos desistir.
Acadêmica:Eliana de Freitas Tomáz

Um comentário:

múltiplos... disse...

Ainda avaliamos o produto final. Nosso grande desafio é avaliar o processo e nele promover aprendizagens.

x