Educador?

"Ser educador é trabalhar todo o tempo com dimensões de identidade, pertencimento e autonomia:Quem sou? A qual grupo pertenço? Que liberdade possuo em relação a esse grupo?" (Marra e Costa, 2006, p. 212)

Um comentário:

múltiplos... disse...

Alfabetizar é...
...estimular a pensar.
Sou professora e já trabalho a uns 10 anos no cirrículo, e quando me deram uma turma de 1º série,senti um grande desafio.
Onde a minha primeira experiência como educadora foi maravilhosa,pois, vi o desenvolvimento de aprendizagem dos meus queridos alunos,até o mais inquieto ao mais quietinho da sala tornarem-se alunos que pesquisem e dialoguem.
Onde descobriam as letras, sons, palavras e o mais importante ler,pois, chamavam-me para ouvi-los.
Procurei desenvolver os seus conhecimentos através do desejo estimulando o pensamento para que possam raciocinar, levando os alunos a argumentar com opiniões diferentes, de aprimorar a capacidade e reflexão.Eram divididos por grupos.
E no decorrer do trabalho conversavamos ,discutiamos os assuntos para que eles sejam investigados.Estabeleciamos regras, onde nelas deveriam estar determinados alguns princípios que nortearam o trabalho:compartilhar informações, embasar opiniões aceitar desafios, estimular a participação dos demais e sentir-se livres para perguntar e mudar de idéia.Todo esse esforço de preparação visa criar condições para que o pensamento construido nos grupos as discussões sejam realmente reflexivas.
Então obtive resultados que"pensar" junto permite compartilhar conhecimentos, dividir responsabilidades na tomada de decisões, explorar o significado e o entendimento das informações, solucionar problemas mais facilmente, aprender com as idéias alheios e participar ativamente das discussões.
Alfabetizei esta turma em 2003, e hoje estão juntos desde da pré-escola até 5ºsérie, a experiência foi válida é uma turma que consegue realizar todas as atividades propostas pelos professores.
"O pensamento é como o corpo.Se não for desafiado, não reage."
Limo de Macedo
Acadêmica Fara E.Montenegro

x