Na educação um aprende com o outro, principalmente professor x aluno.
Tudo é planejado e realizado de acordo com a realidade do aluno. Para que haja um ambiente motivador, o professor precisa ouvir muito seus alunos, deixando-os expor suas vontades e necessidades.
Não é possível acontecer sozinha, a aprendizagem não é só na aula que se da, precisa conhecer o aluno para que a prática seja possível, conhecer o aluno como cidadão e valorizando seu contexto social.
Houve tempos que alfabetizar era apenas passar os rudimentos da língua escrita para outra pessoa. Aquele que conhecia esses códigos era considerado alfabetizado, alfabetização é contribuir para vivencia do individuo como homem.
Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo criança ou adulto tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidade de decodificação e codificar do sistema de escrita mas sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções que ela tem em nossa sociedade e também como instrumento de luta e perseverança pela conquista da cidadania plena.
É necessário que o professor respeite o tempo adequado do seu aluno, para que o processo de rudimentação da alfabetização seja de alta relevância e amadurecimento adequado. O professor aprende muito com o aluno, para que isto seja concretizado é necessário ouvir o aluno deixando-os a criar e estar sempre a novos desafios desenvolvendo não somente no ambiente escolar mas em seu contexto social.
Mesmo alguns educadores serem interessados no meio da educação como ler livros, participar de cursos e outros nunca aprendemos tudo. Aquele que acha que sabe tudo, muito ainda precisará aprender.
O professor principalmente na alfabetização precisa trabalhar muito o concreto, pois nesta fase a criança está assimilando tudo através do material concreto, propor atividades que não sejam mecânicas, sem sentido mas fazer o aluno criar, produzir e interagir.
A criança é um ser muito criativo e gosta de desafios.GRAZIELI GONÇALVES

Um comentário:

múltiplos... disse...

A aprendizagem se processa dentro de um contexto e da possibilidade de do sujeito fazer escolhas.

x