Quando falamos em sala de aula e alunos, logo vem a nossa cabeça como se dá ou deveria ser a Prática Pedagógica?!
Devido a falta de recursos , essa prática que é um elemento fundamental na Educação, está sendo deixada pra tráz e provocando grandes marcas na vida do aluno.
No ambiente escolar, o aluno tem o direito de expor suas idéias e criar um diálogo entre professor x aluno. Tem que haver respeito, bom desenvolvimento das atividades, interação e bom relacionamento.
Conforme Aranha ( 1992), o que mobiliza um aluno, o que o introduz em uma aprendizagem...é o desejo de saber e a vontade de conhecer...
Se não houver um equilíbrio, uma troca de conhecimentos ou até mesmo um bom entrosamento, com certeza a prática pedagógica não se encaminha e o prejudicado acabará sendo o aluno, que na verdade é o elo principal dessa prática.
" Torna-se urgente escutar suas falas, venham em formas de indisciplinas, de desatenção, de conduta desviantes, ou venham em forma de corpos atentos e disciplinados. " ( Arroyo )
Acredito que o bom ensino se dará através de um professor que tenha motivação e que sinta prazer em exercer sua profissão, que saiba seduzir e prender a atenção do aluno, levando em consideração os saberes dos próprios, fazendo assim um elo entre a grade curricular e o que se pode aprender fora dela.
Como diz Freire " ...é preciso aproveitar as experiências que tem os alunos...estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares fundamentais e a experiência social..."
Ainda temos muito a fazer e cabe a nós futuros pedagogos dar um futuro melhor a nossa Educação. Colocar dentro da sala de aula uma metodologia capaz de atrair entusiasmo, curiosidades e conhecimentos.
"...Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua construção..." ( Freire )

Acadêmica: Ângela Milene Borba Moura

Um comentário:

múltiplos... disse...

Aprender pelo desejo e a vontade de conhecer tem se colocado como um desafio ao professor.

x