Alfabetizado aquele que sabe ler e escrever
Alfabetização, domínio da tecnologia da leitura e da escrita. Leitura de mundo, leitura da palevra. Paulo Freire se preocupava não necessariamente com as técnicas específicas que são necessarias a leitura, mas com a subjetividade da processo que requer técnicas(...) a técnica é sempre secundária e só é importante a serviço de algo amplo. Conciderar a técnica primordial é perder o objetivo da educação(...) é o processo que leva a necessidade das regras que precisa ser entendida.
Ser alfabetizado, isto é saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do cádigo escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se. Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista,um jornal se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não letrada. Alfabetização, no sentido que atribuí a esta palavra, é que se concentra nos primeiros anos de escolaridade. Concentra-se aí, mas não ocorre só aí: por toda a vida escolar os alunos estão avançando em seu domínio do sistema ortográfico.
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