O Processo de Alfabetização.

Ingressar no mundo da escrita e da leitura torna-se um grande desafio para a criança, principalmente se ela não está inserida neste contexto.
Emília Ferreiro, contribuiu com grandes orientações de como acontece o processo de alfabetização.Propôs estágios em que a criança percorre até estar alfabetizada, e de como é importante valorizar o que ela construiu.
O professor deve ter consciência de que cada criança é singular, umas percorrem o caminho rapidamente, outras precisam de mais tempo, e o professor precisa respeitar esse tempo.Nesta proposta o professor deve se posicionar como mediador do conhecimento, um motivador, que trate o erro como uma forma construtiva, em que o aluno acabe ele percebendo onde errou.

Um comentário:

múltiplos... disse...

Na nossa opinião desde que nasce está inserida no contexto da leitura e da escrita, só depende dos pais. Baseado na Emilia Ferreiro, ela criou os níveis de alfabetização que tanto professores e pais devem se atualizar trabalhando com os filhos e alunos tanto em casa como nas escolas.
Devemos trabalhar com as crianças utilizando o máximo de criatividade e originalidade.

Carolina Marques e Paula Gularte Negreiros

x