Alfabetização e prazer

Existem muitos fatores que implicam em uma sala de aula,afinal estamos em um meio onde há seres humanos.Mas como alfabetizar com prazer?

Para responder essa questão é preciso saber o que os autores nos dizem sobre o assunto."É preciso elaborar uma nova teoria do conhecimento a partir dos interesses dos oprimidos,que lhes permita reelaborar e reordenar seus próprios conhecimentos e apropriar-se a partir dessa matriz, de conhecimento alheio"(gadotti,
1989,p.72).

Para alfabetizar o aluno é necessário que ele tenha prazer,nenhum aluno aprende quando não está sentindo prazer naquilo que faz,é preciso que o conteúdo tenha relação com a realidade do aluno."É a troca problematizadora que se estabelece entre homem e realidade que permite reiventar-se, ao mesmo tempo em que reiventa com os outros a própria realidade"(Freire,1980).

Se o aluno aprende mediante ao que ele faz e não o professor,não podemos dar o conteúdo pronto ao aluno,mas permitir que ele construa e é claro que temos que fazer nosso papel de problematizador,colocando desafios para que ele construa seu conhecimento.

Nenhum comentário:

x