Alfabetização e letramento

O ato de ler e escrever é um processo que começa mesmo antes do processo de alfabetização, pois quando nos deparamos com uma criança lendo um livro, revista sem estar alfabetizado, nesse instante elas estão realizando o que conhecemos por letramento.

Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias significativas práticas de produção de textos. (BECKER, 2000, pg 03)


Devido a isso, vemos que nos dias atuais precisamos incentivar nossos alunos a utilizarem os mais diversos materiais de leitura, provocar neles a criticidade e não só a leitura por ser obrigado a ler, pois essas crianças convivem em uma sociedade letrada, onde há os mais diversos recursos para a leitura e assim favorecer a alfabetização.

A alfabetização deve estar aliada ao letramento, pois assim esse processo torna-se mais prazeroso e torna-se algo mais próximo da realidade de nosso aluno. Dessa forma precisamos estar atentos que o letramento é um processo que ocorre durante toda a vida.





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