ENTÃO, ALFABETIZAR!!





A atividade alfabetizadora é ainda uma tarefa questionada e indefinida, pois cada vez mais ela se torna um tema polivalente.



É preciso ter um dominio da escrita e da leitura da língua, so assim, seremos considerados alfabetizados, e isso envolve também a toda ordem social, política, econômica e cultural a qual pertencemos. Alfabetizar seria também um modo de pensar e agir, desenvolveria uma ação dirigida à mente e ao fisíco, a mente através dos conteúdos cognitivos, e o fisíco através das atividades recreativas e esportivas.



Na compreensão às práticas pedagógicas poderíamos suspeitar que o alfabetizador não passa de um disciplinador de inteligências.



A metodologia alfabetizadora prende nosso olhar, obrigando-nos a ver o que é quantitativo e messurável, tapa nossos ouvidos limitando-nos a escutar e entender apenas raciocínios lógicos obrigando-nos a espressão através de conceitos.



Os métodos alfabetizantes nos condicionam a uma determinada ordem de falar, de pensar de aprender e saber, e é esta univocidade que fundamenta e garante que haja uma só ordem social, como sendo a única digna do ser humano civilizado.



Quando se fala em alfabetização fazem apelos somente ao intelecto, a corporcidade não é nem sujeito nem objeto de alfabetização.



E quando as questões de corporiedade entram em cena nas tarefas de alfabetização elas são tratadas de maneiras secundárias e totalmente dependentes das atividades intelectuais. Todo movimento em sala de aula é considerado como distração e desvio das funções da mente. A concentração é identificadas com a imobilidade.



2 comentários:

múltiplos... disse...

Concordo em dizer que não basta termos uma "bagagem preparada" para desenvolver a alfabetização, é preciso também estar sempre atualizado em vários outros aspectos, não só por dentro da ALFABETIZAÇÃO EM SI COMO EM QUALQUER OUTRO ASSUNTO SEMPRE EM TORNO DO EDUCANDO!

ABRAÇÃO DA COLEGA JOICE

múltiplos... disse...

Concordamos que o movimento e a brincadeira fazem parte do desenvolvimento da criança, sem deixar de compreender o seu desenvolvimento psíquico, ja que ambos dependem para que haja interação com a vida e o mundo que o cerca.
Bjs das colegas Carla,Gisa e Ju

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