PREPARAÇÃO DO ESTÁGIO DO ESPAÇO-NÃO ESCOLAR
Nas primeiras aulas, discutimos sobre qual seria a nossa proposta, como seria esta experiência, perpectivas..., pensamos em um primeiro momento, em fazer o estágio em uma comunidade terapêutica...em Torres, chamada Renovar..., com dependentes químicos, mas a distância era um grande problema, e por fim o acesso a mesma era muito restrito..então mudamos para o centro de apoio psico-social...CAPS, localizado em Capão da Canoa, que trabalha com pessoas com os diversos problemas como drogas, depressão, agressão, mas os horários disponibilizados não atendiam nossa necessidade, seria muito longo, então o que fazer? Nossa professora juntamente conosco teve a idéia de fazer em uma comunidade carente em Xangri-lá, chamada Figueirinha. Fomos então visitar, fomos muito bem recebidos. Decidido,vai ser lá!Partimos para nosso projeto que foi baseado na construção e cultura dos brinquedos, com circuitos de brincadeiras. Numa breve colocação sobre o estágio posso dizer que foi maravilhoso, todas as crianças participaram com alegria e entusiasmo. Nas aulas lemos alguns textos como fundamentação, confeccionamos jogos e decidimos tudo o que iríamos realizar, a cada aula aprendemos sobre nossas idéias e as idéias de cada uma!!!!Percebi que o que Paulo Freire nos dizia sobre a pedagogia dominante é real e concreto, e o que fizemos foi tentar romper com esta pedagogia, que é fundamentada em uma concepção bancária de educação, tornando o educando um objeto que apenas recebe, não compartilhando as aprendizagens de educando e educador...NÃO É ISTO QUE QUEREMOS!!!!!!
Um comentário:
Ninfa, pode comentar um pouco sobre tua vivência associada as reações e interação das crianças no espaço organizado pelo grupo?
Postar um comentário