APRENDER E ENSINAR

O conhecimento nao acontece de forma simultânea para todos os alunos.Por isso o professor deve entender e motivar o aluno com mais dificuldade para que aprenda e mesmo que tenha um ritmo mais lento e ao mesmo tempo não prejudicar o aluno com um entendimento mais aguçado.
Cada individuo tem uma forma de aprendizagem diferente,muitas vezes o aluno tem mais facilidade de entender certo assunto atraves de debates outros na pratica , e assim sucessivamente , há diferença no aprender e ensinar , pois o aluno precisa de conhecimento de certos assuntos , ter uma relação em sala de aula com colegas e professores e estar disposto a aprender.Já o professor que está ali para ensinar tem que passar informaçao ao aluno expor os seus conhecimentos com a matéria ensinada.
O conhecimento do aluno vem por etapas mas , muitas vezes , aprendemos sem necessidade de ser ensinado somos capazes de aprender ao ver alguém praticar algo , e quando formos realizar nos deparamos com o mesmo resultado daquele que se desbrusou em seus livros e depois de varias tentativas é que chegou ao resultado final.

4 comentários:

múltiplos... disse...

O planejamento deve ser muito bem elaborado pelo professor, sempre partindo da realidade de cada aluno, através de práticas pedagógicas que envolvam e respeitem o nível de cada um.
Márcia Cardoso e Letícia Malta

múltiplos... disse...

Assim como o professor deve motivar cada aluno para superar suas dificuldades, é preciso que o professor consiga identificar as dificuldades de cada um dos seus alunos, pois em muitos a casos o aluno passa um ano inteiro em uma determinada turma com um determinado professor e este não consegue ver as dificuldades que seus alunos possuem. Pois muitas vezes aquele aluno que fica quieto na sala, que não questiona transmite ao professor a idéia de que esta aprendendo tudo, que não possuem dificuldades, e nem sempre é isso que significa, pois este aluno pode ter muitas dificuldades e estar precisando de uma atenção especial de seu professor.

Daiana Leal e Daiane Teixeira

múltiplos... disse...

Concordo!!!
Porque cada criança têm seu tempo para aprender e elaborar e assim por diante...
Cabe à nós mestres/professores sempre estar atento a todo o tipo de aluno seja ele, mais inteligente, lento, ou não...
temos que ter um cuidado máximo para ensinarmos nossas crianças para um futuro melhor de sabedoria, seja na prática ou não.
Libertar todo o tipo de metologia, agir e superar os desafios!!!

UM ABRAÇO DA COLEGA JOICE

múltiplos... disse...

E como é interessante a forma como aprendemos que de uma mesma atividade cada aluno aprende algo diferente e isso não só nas crianças mas em todo indivíduo.


Daniela

x