Falando sobre Alfabetização
No Livro "Psicogênese da Língua Escrita" de Emília Ferreiro e Ana Teberoski, destaco de suma importância o pensamento sobre Alfabetização:
" Entende-se como alfabetizada a criança que dominou a base alfabética do sistema de escrita, que lê com compreensão e escreve textos com sentido possíveis de serem lidos, mesmo que apresentem erros de ortografia. "
No meu pensar é papel do professor mediar, estimular e desafiar seus alunos. Diagnosticar o que cada aluno tráz consigo, na sua bagagem de experiência, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Trabalhos em grupos, projetos, pesquisas, sempre respeitando e explorando o tema escolhido a ser trabalhado pelo grupo, enriquece o processo de construção de conhecimento. Desafios e participação de todos, propõe uma aula rica e criativa, prazerosa, despertando curiosidades por novos saberes, focando a importância da leitura, interpretação, compreensão na escrita de textos significativos.
O professor deve orientar seus alunos na realização das tarefas, utilizar recursos variados como:
jornais, revistas, internet, jogos pedagógicos, entre outros recursos, adquirindo um ensino de qualidade.
Na escrita, mesmo que os alunos apresentem erros de ortografia, é importante lembrar que o erro faz parte da construção da aprendizagem. Nesse sentido, com estímulo de professores e familiares, e respeitando o tempo de cada um, o aluno consegue superar barreiras e obstáculos.
Acadêmica: Anriete C. Ferreira
" Entende-se como alfabetizada a criança que dominou a base alfabética do sistema de escrita, que lê com compreensão e escreve textos com sentido possíveis de serem lidos, mesmo que apresentem erros de ortografia. "
No meu pensar é papel do professor mediar, estimular e desafiar seus alunos. Diagnosticar o que cada aluno tráz consigo, na sua bagagem de experiência, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Trabalhos em grupos, projetos, pesquisas, sempre respeitando e explorando o tema escolhido a ser trabalhado pelo grupo, enriquece o processo de construção de conhecimento. Desafios e participação de todos, propõe uma aula rica e criativa, prazerosa, despertando curiosidades por novos saberes, focando a importância da leitura, interpretação, compreensão na escrita de textos significativos.
O professor deve orientar seus alunos na realização das tarefas, utilizar recursos variados como:
jornais, revistas, internet, jogos pedagógicos, entre outros recursos, adquirindo um ensino de qualidade.
Na escrita, mesmo que os alunos apresentem erros de ortografia, é importante lembrar que o erro faz parte da construção da aprendizagem. Nesse sentido, com estímulo de professores e familiares, e respeitando o tempo de cada um, o aluno consegue superar barreiras e obstáculos.
Acadêmica: Anriete C. Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário