LETRAR É MAIS QUE ALFABETIZAR

Ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamante às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, a apropriar-se da posição social dessas duas práticas, é preciso letrar-se.

Como constata a professora Magda Becker Soares (2000), que, há anos, vem se debruçando sobre esse conceito e sua prátca. "Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever plavras e farses, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada".

Assim, será alfabetizado em suficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder as demandas de hoje. Além de aprender a ler e a escrver, a criança deve ser levada ao domínio das práticas sociais de leitura e de escrita. Letramento é definido sendo o contrário de analfabetismo. Analfabetismo é definido como o estado de quem não sabe ler e escrever; seu contrário, alfabetismo ou letramento, é o estado de quem sabe ler e escrver. Ou seja: letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrver, mas exerce as práticas sociais de letura e escrita que circulam na sociedade em que vive: sabe ler e lê jornais, revistas, livros, sabe ler e interpretar tabelas, quadros, formulários, sua carteira de trabalho, sua conta de água, luz, telefone; sabe escrever e escrve cartas, bilhetes, telegramas sem dificuldade, sabe preencher um foremulário, sabe redigir um ofício, um requerimento.

Alfabetização e eletramento se somam. Ou melhor, a alfabetização é um componente do letramento. Mas isso não quer dizer que os dois processos, alfabetização e letramento, sejam processo distintos; na verdade, não se distingue, deve-se alfabetizar letrando.

Formar leitores autônomos significa, capacitar os alunos para decidir quando sua interpretação é correta e quando não é. Trata-se então de proporcionar às crianças oportunidades de construir estratégias de altocontrole de leitura.(Lerner, cap.4)

Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa leva-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer da leitura e da escrita de diferentes gêneros de texto, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias. Alfebetizar letrando significa "orientar a criança para que aprenda a ler e escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita". O instrumento, que é um processo que se estende por todos os anos de escolaridade e , mais que isso, por toda a vida.

É um engano pensar que o processo de letramento é um problema apenas do processo de Português: letrar é função e obrigação de todos os professores. Rótulos de produtos são textos que devemos aprender a ler, mas certamente não precisaremos aprender à escrever.

A diferença é que crianças das camadas favorecidas tem um convívio inevitavelmente mais frequente e mais intenso com material escrito e com prática de leitura e de escrita do que as crianças das camadas populares. Dois aspectos precisam, ser considerados: de um lado, a escola deve aprender a valorizar também o material escrito e as práticas de leitura e de escrita com as crianças das camadas populares convivem, de outro lado, a escola deve dar oportunidades a essas crisnças de ter acesso ao material escrito e as práticas de cultura dominante.

Para completar uma formação que a torne capaz de letrar seus alunos, que conheça o processo de letramento, que conheça as características e peculiaridades dos gêneros de escrita próprias de sua área de conhecimento.

(desculpe, mas não consegui colocar a citação no canto da folha)

Um comentário:

Anônimo disse...

Materia muito bem escrita, mas sem muitos esclarecimentos,comoa grande mairia que trata este assunto, por isso faço uma pergunta se a educação tradicional ñ esta suprindo as necessidades do letramento, como explicar o caus que esta educação construtivista esta instaurando na educação brasileira.

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