MONITORIA







O meu trabalho foi com as crianças da quarta série do ensino fundamental da Escola Tamandaré de Tramandaí, sendo que nesta turma contêm 33 alunos de idades diferenciadas entre os 9 anos e 13 anos. No primeiro dia de apresentação eles já tinham me conquistado "logo de cara", foi fascinante trabalhar com eles nesses dias, 25 de maio à 1 de junho, eu disse que iria trabalhar a escrita e o meio ambiente, através deste tema, todos ficaram curiosos e prontos para elaborarem logo o tal texto, mas antes falei um pouco sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente e da importância de reciclar. Daí veio a idéia também de eles trazerem de casa algo feito por materiais reciclados, saiu tanta coisa... Enfim, eu tomei conta de tudo até mesmo do lugar da professora deles, que a mesma ficou deslumbrada e um pouco enciumada, pois eles me encheram de "mimos", desde cartinhas com desenhos e palavras doces, dizendo pra mim ficar mais e ainda tomar o lugar da original(fofos eles não?).
Esses dias pra mim foi muito gratificante, porque à partir desta observação e deste trabalho de monitoria as minhas idéias acadêmicas fluiram bem mais, meus planos de ser uma valiosa professora sucumbiram.
Pois bem, agora vamos para a parte teórica da coisa, observando as aulas notei que alguns alunos tem tanta facilidade de escrever que supera tanta as expectativas, e vi que isso se deve a leitura que eles praticam todas as quarta-feiras, em que a tia da biblioteca chega e traz livrinhos de poemas, fazendo com que elas leiam em sala e depois ler para todos.
Na escrita, ainda existe falhas no reconhecimento dos sinais e ortografia, mas segundo (BISCOLLA,1991) diz que "a criança entra decididamente nesse período alfabético quando descobrir que a sílaba não pode ser considerada simplesmente como uma unidade, mas que possui elementos menores analisáveis", sendo assim acho que através de leituras e de mais leituras a criança conhecerá mais e mais a escrita correta, ou seja a forma correta de escrever e acho também que a análise de postagens e outros tipos de pesquisa favorecem para à partir disso eles elaborem mais e mais textos, assim reconhecendo o modo da escrita e da pontuação e etc. E ainda Piaget diz: "Que a inteligência não principia, pois , pelo conhecimento do eu nem pelo das coisas como tais, mas pelo da sua interação, e é orientando-se simultaneamente para os dois pólos dessa interação que a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si própria." (PIAGET,1963).






Um comentário:

múltiplos... disse...

Outras questões podem ser aprofundadas em relação a prática de monitoria: dá detalhes sobre o foi proposto aos alunos e o que produziram, como reagiram? Abraços!

x