Letrar é mais que alfabetizar

Hoje em dia a palavra letramento não é muito conhecida e também não está nos dicionários, mas muito usada por educadores e importante para os alunos na escola ou numa instituição de ensino.
Conforme Soares (2000), ainda que não mencionada na escola, já está presente e traduzindo as ações pedagógicas como um todo, na forma de ensinar os alunos a serem alfabetizados.
Hoje as crianças de uma classe social mais favorecida tem mais acesso ao letramento da forma "dita" por professores mais especializados e com materiais e recursos didáticos a sua disposição sempre que solicitado ou quando precisam. A questão de letramento está incorporada no meio escolar e não na mídia, em algumas revistas e sites sobre edsucação já está bem conhecida, mas não em todos.
"É preciso reconhecer também que a palavra não foi incorporada ou menos pelas escolas e professores. É ainda uma palavra quase só dos pesquisadores, o mesmo não acontece com o conceito que a palavra nomeia, porque surge como conseqüência do reconhecimento de que o conceito de alfabetização tornou-se insatisfatório".
(SOARES p.1)
A palavra letramento veio como um complemento para alfabetização já que esta palavcra não atende mais a demanda para a criança ser letrada e ensinar a ler e a escrever uma matéria muito difícil e complicada tanto para alunos como para professores, mas muito gratificante depois que as dificuldades passam.
Temos que colocar o "letramento" dia-a-dia no nosso meio para que essa palavra tão importante seja mais publicada e divulgada na mídia.

Um comentário:

múltiplos... disse...

Que concepções temos sobre letramento?

x