Monitoria

Esta monitoria foi realizada em uma terceira série, na Escola Municipal Cândido da Rosa, no município de Tramandaí, nos dias 14,15,16,e 17 de maio de 2007, totalizando 16hs entre monitoria e prática. Tem por finalidade detectar as dificuldades em sala de aula sobre leitura e propor atividades para despertar a atenção dos alunos para a leitura e a interpretação de textos. Apoiada por teóricos, procurei fazer um trabalho criativo, para socializar bem a turma em forma de brincadeiras para que os alunos participassem e interagissem de forma coletiva. O incentivo nesta hora foi muito importante favorecendo o desenvolvimento da atividade. No decorrer dos dias de monitoria, notei aspectos da sala de aula, como muito pequena, o que dificultava a locomoção de alunos e professores. Nas paredes existiam vários cartazes, tornando o ambiente um pouco pesado (poluição visual). A sala estava organizada da seguinte forma: em minha frente o quadro com cartazes em cima e em baixo, em minha esquerda as janelas com cortinas bem coloridas, na esquerda o armário, mesa da professora e a porta, atrás de mim somente mais cartazes. Ao lado do armário havia uma estante com jogos, revistas , livros e dicionários. Os alunos sentavam em duplas devido ao pouco espaço. Meninos e meninas misturados, e só sentavam na frente os que apresentavam dificuldade, como "E" de 12 anos (Nível silábico Alfabético). Analisando as teorias ja estudadas procurei desenvolver o primeiro movimento sustentando a idéia de que quando exposta a atos de leitura significativos, a criança vai querer aprender a ler... cita (Decroly 2000). Ou seja desenvolver neste momento uma leitura diferenciada provocou a curiosidade e atenção. Para ler e escrever é preciso antes de mais nada ser alfabetizado, tarefa que em nossa sociedade cabe historicamente a escola. (Magnaui 1989) mostra que a escola tem a responsabilidade da alfabetização, por isso devemos nos preocupar com a construção do conhecimento do indivíduo. Me surpreendi no segundo momento em que os alunos com mais dificuldade, apresentaram desenvolvimento de raciocínio e imaginário. A socialização entre os grupos, foi fudamental, houve união, opiniões diferentes e respeito entre os colegas. Incentivei para a construção do conhecimeto nesta prática, levando os alunos a buscar estrátegias e soluções para o desafio proposto. No terceiro momento discutimos a atividade trazendo a realidade a tona. Li então para os alunos o seguinte artigo da Constituição Federal: Art227-É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária além de coloca-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência,crueldade e opressão. Expliquei o artigo para as crianças sempre comparando com a história e a realidade, tendo por finalidade a compreensão da mesma, proporcionei aos alunos o contato com os problemas do dia-a-dia, na busca de cenas (gravuras) que retratassem o problema infantil. Fazendo uma análise dos três alunos observados, percebi um crescimento notável em "M" que com a mesma calma de sempre, realizou o trabalho com atenção e agilidade. Já "I" e "E", se mostraram líderes do grupo, ele por parecer esperto e ela por sua idade e tamanho para impor respeito.
Para concluir o trabalho percebo que o apendizado se dá de melhor forma na alfabetização com textos e histórias já conhecidas, onde a criança se sente mais a vontade desenvolvendo o comportamento leitor e escritor, permitindo assim que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais. As tramas estimulam os sentimentos onde a fantasia e o mundo real se aproximam, como a história João e Maria, história trabalhada nesta turma. O maior medo de qualquer criança é o de ser abandonada, é tratada pelo conto. Os pais são vistos como fonte de proteção e alimento. Ter garantidos continuamente esses cuidados reduz a ansiedade dos pequenos, principalmente aqueles que começam a realizar atividades com autonomia, como ir a escola. Na história, mesmo sem a ajuda dos pais, os dois irmãos vencem um grande desafio: escapar da bruxa. Portanto esta dinâmica em sala de aula é muito importante, descobri que o "segredo" é o incentivo do professor para com os alunos. E por meio das histórias geralmente se dá o primeiro contato com a literatura, levando ao aluno a se identificar com os livros. Na minha opinião a leitura é, e sempre será, a mais valiosa dos recursos para a alfabetização. Formar leitores não é apenas ensinar um código escrito, é necessário mostrar o prazer da leitura e incentivar o gosto por textos de boa qualidade. O segredo e o sucesso de professor para garantir isto será sempre o prazer de contar histórias para os alunos!!
Juliana L Zemor

Um comentário:

múltiplos... disse...

A leitura é estimuladora do imaginário... acredito que esta prática tenha auxiliado os alunos neste processo. Criar alternativas para leitura na intenção de formar aluno leitor é compromisso do professor. Abraços!!!

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