É possível ler na escola?
" Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente que se diz e ao que se que dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita..." ( Delia Lernner)
A autora quer dizer que antes, nos parecia simples introduzir na escola a versão social da leitura. Para conseguir que as crianças chegassem a ser leitores, parecia ser suficiente preencher dois requisitos: respeitar a natureza da prática social da leitura e levar em conta os processos construtivos das crianças.
Percebi que em uma outra disciplina as crianças tem muitas dificuldades, mas que eles tem muita vontade de aprender e se esforçam para fazer o melhor, agora sabemos que, para chegar a ser leitor, o aluno teria que exercer alguns direitos e deveres que são privativos do professor; sabemos também que não é natural para a escola que os direitos e deveres sejam compartilhados pelo doscente e pelos alunos.
3 comentários:
A colega ressaltou a importância da leitura e da imaginação das crianças, no qual a sensibilidade do professor é o início para um planejamento significativo.Devemos abrir as portas do mundo da leitura e da imaginação para as crianças desde muito pequenas.
Achamos interessante o comentário sobre a leitura na escola (sala de aula) do professor para com as crianças, fazendo isso com prazer e de forma diversificada afim de trazer os educandos a fazer uma leitura significativa e que explore a imaginação e realidade do mesmo.
Fernanda Dias e Juliana Zemor
O comentário que a colega fez,é a base de tudo,pois se um cidadão não sabe ler vai ter dificuldades para pegar um ônibos e de certa maneira se sentirá alienado do mundo.
Simone Leandro.
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